Artigos

Finados 2017 no Cemitério Ecumênico João XXIII

Mais de 17.000 pessoas passaram pelo Cemitério Ecumênico João XXIII na Semana de Finados. Para marcar a passagem da data, tão especial para a reverência e memória daqueles entes queridos que já se foram, o João XXIII preparou uma programação especial com diversas atividades.

 

Durante o dia, os visitantes foram recebidos com uma mensagem de carinho distribuída pela Estátua Viva. Também, entre as atrações, os visitantes puderam aferir sua pressão arterial, nível de glicose no sangue e realizar um teste de capacitação pulmonar, em parceria com o Lions Club, a ACM Rua da Praia e o Grupo IAA-RS.

 

Houve participação de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), que receberam e aconselharam pessoas, e uma ação especial em parceria como SINCEP, onde foi realizada a conscientização sobre a doença de Alzheimer, com a chamada “Lembre-se deles antes que eles se esqueçam”, na qual as pessoas foram convidadas a escrever mensagens ou palavras que gostariam de dizer para alguém. A mensagem poderia ser escrita em papel adesivo e colado no mural exposto e ainda, enviada através de mensagem por aplicativo, disponibilizado pelo Cemitério, para o telefone da pessoa querida. Complementando a ação, o João XXIII promoveu também uma Palestra sobre a doença de Alzheimer, com a Professora Natália Vearick, da ACM Rua da Praia.

 

Entre as atrações, o Grupo de Cordas deslocou-se pelos blocos do João XXIII durante a manhã e à tarde, embalando com uma selecionada trilha erudita o momento de homenagens dos visitantes. No Espaço de Conscientização Ambiental houve a distribuição gratuita de mudas de temperos e flores artificiais "copo de leite" confeccionadas manualmente pelo Grupo de Geração de Renda da ACM Morro Santana.

 

Durante todo o dia, as crianças que estiveram no João XXIII também se divertiram o Espaço Kids, com diversas brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinha, brinquedo inflável, pinturas em papel e pinturas de rosto.

 

Fechando a diversificada programação, duas Celebrações Ecumênicas in Memoriam foram realizadas, no período da manhã e tarde, reunindo novamente centenas de pessoas no Altar Ecumênico do João XXIII. Celebradas pelo Frei Adelar José Antonini, contataram com acompanhamento musical e uniram os presentes em um momento de oração, reverência e grande emoção.

 

Confira as fotos: