Serviço Religioso

 

 


O Cemitério Ecumênico João XXIII oferece aos seus clientes, sem custo adicional, serviço religioso para as famílias que não dispõem do mesmo. O serviço religioso refere-se ao culto ecumênico realizado por diáconos antes do sepultamento.

 

Além disso, periodicamente o João XXIII realiza celebrações para proporcionar aos visitantes momentos de reflexão e reverência à memória de seus entes queridos. São dois tipos de celebrações:

 

Celebrações Especiais: ocorrem nas datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia de Finados. São realizadas ao ar livre, no Jardim do Altar Ecumênico do Cemitério, espaço amplo construído especialmente para este fim.


Celebrações In Memoriam: além das Celebrações Especiais, o João XXIII homenageia os sepultados recentes através das Celebrações In Memoriam. São realizadas a cada dois meses e proporcionam aos participantes o estímulo à reflexão. As celebrações acontecem no Jardim do Altar Ecumênico, tendo como celebrante o Frei Achylles Chiappin (ex-diretor do Colégio Superior dos Franciscanos, em Roma, atualmente residindo em Porto Alegre, na casa dos Capuchinhos, no Morro Santo Antônio) e acompanhamento musical de violão de André Luiz Rodrigues do Amaral.

 

 

Calendário de Celebrações

 

 

As celebrações acontecem sempre aos domingos às 10h30min no Jardim do Altar Ecumênico do Cemitério. São celebradas pelo Frei Achylles Chiappin, juntamente com acompanhamento musical. As celebrações especiais contam com programação diferenciada, consulte a Secretaria ou os informativos do Cemitério para mais detalhes.

 

 

   16 de Março / 2014 Celebração In Memoriam
   13 de Abril / 2014 Celebração In Memoriam
   11 de Maio / 2014 Celebração Especial de Dia das Mães
   15 de Junho / 2014 Celebração In Memoriam
   10 de Agosto / 2014 Celebração Especial de Dia dos Pais
   14 de Setembro / 2014 Celebração In Memoriam
   19 de Outubro / 2014 Celebração In Memoriam
   02 de Novembro / 2014 Celebração Especial de Dia de Finados
   14 de Dezembro / 2014 Celebração In Memoriam
   

 “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126:1-6)

 

O Cemitério Ecumênico João XXIII é solidário com a comunidade e, por isso, realiza campanhas de arrecadação em suas celebrações. Nestas datas são recebidos alimentos não perecíveis, agasalhos, brinquedos, livros e remédios, que são direcionados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de entidades como: Instituto Espírita Dias da Cruz, Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer e Unidades da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS. Em parceria com o Lions Club Porto Alegre/Bento Gonçalves, o Cemitério também disponibiliza espaço para doações de óculos.